Virtudes de Santa Luisa de Marillac
Após a morte de Santa Luisa, São Vicente reuniu as Irmãs no dia 03.07.1660
E fez uma conferência sobre as virtudes de Santa Luisa.
São Vicente pergunta às Irmãs: O que vistes em Santa Luisa nestes 38 anos que a conhecestes? As respostas das Irmãs foram as mais singelas e simples, todas brotadas do testemunho diário e da convivência, com Santa Luisa demonstradas nos gestos de delicadeza, no respeito, na sabedoria, na vida de oração e intimidade com a Trindade e Maria.
A primeira razão de falar sobre Luisa, é a obrigação que temos de dar graças a Deus, por tê-la conhecido, e por estar à frente de nossa Comunidade e em nosso meio. Tinha sempre o espírito elevado a Deus, nas contrariedades e na doença, nunca se ouviu uma queixa de seus lábios, mantinha-se sempre serena e alegre. Uma alma de grande vida interior.
Amava muito os pobres e servia-os com visível prazer. A caridade para com todos era notável, principalmente com os doentes. Visitava as enfermarias e procurava sanar os sofrimentos. Era muito prudente em tudo o que fazia, por isso vivia sempre em paz.
Procurava viver na pobreza, era pobre no vestir, na alimentação, no seu viver.
Tinha grande preocupação com a salvação das pessoas. Era muito humilde, tratava a todos com muito respeito. Agradecia à todos por mínimo que fossem os serviços. Era muito delicada. Ajudava em tudo o que podia.
Confiava muito na Divina Providência e animava a todas as pessoas para que também confiassem. Era muito meiga e dócil, ninguém temia aproximar-se dela. Teve admirável prudência em dirigir a Companhia. Todo o sucesso o referia a Deus. Nunca falava mal dos outros.
Na conferência do dia 24 de 7 de 1660, São Vicente disse às Irmãs: Necessitamos uma cópia deste belo modelo de pessoa. Foi humilde, caridosa, paciente, simples, prudente, zelosa, delicada, alegre, serena e principalmente vivia em oração.
Que Belo Quadro! O que fareis com ele ? Imitai suas virtudes em vossa vida!
Pio XI, na véspera da canonização dia 10 de março de 1934, invocava as virtudes como testemunho da importância da santidade de santa Luisa.
Comentários