O que é o Carisma Vicentino?
O carisma vicentino é sem sombras de dúvidas: “a nossa destinação aos pobres.”
Foi no pobre que São Vicente encontrou o Cristo e, Este nos pobres. Foram eles que converteram São Vicente.
Na medida em que se colocou em contato direto e a serviço dos pobres, sua vida se transformou... Os pobres foram o caminho e a ponte que o levou ao encontro consigo mesmo e com Deus. São Vicente descobriu que a verdadeira felicidade consiste em seguir e servir a Jesus no pobre e sofredor. E, assim, contrário a espiritualidade dos movimentos espirituais de sua época, que cultivava “o Cristo Verbo Encarnado Adorador do Pai, Vicente experiência e cultiva “Cristo como Deus Presente no mundo para compartilhar a sorte dos humildes e anunciar-lhes o Reino.
São Vicente assimilou esta grande verdade: Cristo veio com a missão de servir aos pobres; viu nos sofrimentos e apelos do pobre o apelo de Cristo; viu no rosto do pobre, o rosto de Cristo. Dizia São Vicente: Se perguntássemos a Nosso Senhor: o que veio fazer na terra? ‘assistir os pobres! O que mais? Assistir os pobres!... Nada para São Vicente era mais importante do que trabalhar para os pobres. Quando ia a outros, ia de passagem.
Nesta experiência de Cristo Evangelizador dos pobres, São Vicente, descobriu que os pobres são presença do próprio Cristo no meio de nós.
Daí, podemos dizer, sem hesitar, que a intenção e o carisma de São Vicente e, portanto, de qualquer associação vicentina é: dar-se a Deus para servir incansavelmente os pobres.
Esta é a nossa maior felicidade: a certeza de que existimos em primeiro lugar, não para outra coisa mas, para servirmos os pobres. Extraviarmos esta intenção é sermos infiéis a intenção de São Vicente, o fundador e inspirador das associações.
Comentários