O educador vicentino
O educador vicentino a exemplo de Cristo: É aquele que, em primeiro lugar, dá o exemplo, encarna o que ele ensina, põe em prática o que ele pede aos outros. As palavras do Educador Vicentino, a exemplo de Jesus Cristo, devem ser sempre encorajadoras, cheias de esperança e muito positivas.
Como educadores Vicentinos, nós temos uma missão especial no mundo educacional. De nosso pai espiritual, São Vicente de Paulo, nós recebemos a missão especial de amar e de servir os pobres. Cada um já tenta, à sua maneira, fazer isso. O carisma vicentino está centrado na maravilhosa verdade evangélica: é nos pobres que nós fazemos a experiência do Deus de amor, do Deus compaixão e do Deus da providência.
Para nós, os pobres são não somente os beneficiários de nossa caridade; eles são instrumentos de nossa própria evangelização. Eu lembro isso porque, quando vocês tiverem a tentação de pensar que Deus está distante, vocês se lembrarão que São Vicente disse claramente que os pobres são o lugar onde nós podemos encontrar Deus. Se 73% da população mundial vive na pobreza, que sorte nós temos de saber o quanto Deus está presente entre nós! Tudo o que nos resta a fazer é descobri-Lo nos pobres.
Estejamos convencidos de que o carisma vicentino é um dos que privilegia enormemente o trabalho de colaboração, o trabalho em equipe, em rede. Se unirmos nossas mentes, nossos corações e nossas mãos, realmente poderemos triunfar na luta contra a pobreza e a violência que caracterizam o mundo de hoje.
Comentários